

A Sociedade Brasileira de Hérnia está presente no 16º Congresso Brasileiro de Videocirurgia e 5º Congresso Latino – Americano de Cirurgia Robótica, da Sobracil, que acontece no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP), entre os dias 24 e 26 de novembro.
Contamos com um stand para atendimento ao cirurgião associado e também para aqueles que desejam conhecer a SBH. No entanto, nossa participação também envolve a comissão científica que debate o tratamento das hérnias da parede abdominal.
A diretoria ministra e modera aulas, nos três dias de evento. Para o presidente da SBH, Dr. Marcelo Furtado, a participação nos congressos é de suma importância. “Estamos sempre em contato com os colegas cirurgiões, falando sobre novos estudos científicos, debatendo casos e trocando experiências sobre o que realizamos no dia a dia de consultório e centro cirúrgico, isso permite oferecer ao paciente um tratamento de excelência”, ressalta.

Nesta sexta-feira (25), o presidente Marcelo, o vice-presidente Gustavo Soares e o diretor Heitor Santos, tiveram a oportunidade de apresentar suas aulas. Para Gustavo é indispensável estar a par das novidades da medicina. “Este, inclusive, é o principal objetivo da SBH, promover o debate e disseminar o conhecimento sobre a cirurgia para tratamento das hérnias abdominais. O resultado final é sempre mais qualidade de vida e bem-estar ao paciente atendido”.
Técnicas minimamente invasivas – O Dr. Heitor Santos falou sobre as cirurgias de hérnia feitas através de técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia e a plataforma robótica, que oferecem ao paciente uma recuperação precoce se comparada à cirurgia tradicional.

Além disso, estudos demonstram redução de infecções pós-operatórias e menor risco de recidiva (retorno) da hérnia operada. “Abordamos técnicas avançadas de reconstrução complexa de parede abdominal, via minimamente invasiva para mostrar os benefícios delas em relação às cirurgias abertas. Discutimos também como as imagens pré-operatórias, como de tomografia, têm contribuído cada vez mais para a escolha do método cirúrgico adotado pelo especialista”, afirma.
A SBH agradece a comissão organizadora pelo convite.
Confira a participação completa do nosso time:
Quinta:
- Dr. Marcelo Furtado moderou a Mesa Redonda de Hérnia Inguinal
- Dr. Heitor Santos moderou a Mesa Redonda de Hérnia Ventral
Sexta:
- “Anatomia posterior e as 10 regras de ouro da MIS” – Dr. Marcelo Furtado na mesa redonda sobre hérnia inguinal;
- “E-TEP: é para o cirurgião geral ou não?” – Dr. Marcelo Furtado na mesa redonda sobre hérnia ventral
- “Pneumoperitônio progressivo e botox, futuro ou futuro do pretérito?” – Dr. Gustavo Soares na mesa redonda Hérnia – Miscelânia
- “Robótica, novas plataformas, metaverso: o que vem por aí?” – Dr. Gustavo Soares na mesa redonda de hérnia ventral.
- “E-TEP (R), Ventral TAPP, (R) TAR (R): muita letra e pouca hérnia?” – Dr. Heitor Santos na mesa redonda de hérnia Ventral
Sábado:
- Dr. Gustavo Soares vai moderar a mesa de cirurgia robótica ao vivo
2 Comentários. Deixe novo
Boa tarde , minha esposa está com hérnia hiato com esofagite , fez endoscopia , e o médico receitou ameprazol e hidroxi de alumínio , mas conforme venho acompanhando a Sociedade o melhor a fazer é uma cirurgia urgente, precisamos de ajuda e o preço de uma cirurgia fica fora do nossa condição , queria que a sociedade olhasse com carinho meu apelo , pois ela tem 50 anos e cheio de vida , e sua qualidade de vida fica interrompida .
Prezado Célio, o médico responsável pelo caso é a melhor pessoa para indicar o adequado tratamento para o caso de sua esposa.