

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (3), no Hotel Deville Prime, em Salvador (BA), o “I mini-curso: cirurgia da parede abdominal para residentes e jovens cirurgiões”, durante a programação do VI Congresso Brasileiro de Hérnia.
Foram quatro aulas de forma simultânea, para determinados grupos de cirurgiões.
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, o objetivo é aprimorar o conhecimento dos especialistas que iniciam nesta área. “Uma possibilidade do contato prático com as técnicas e os produtos, reproduzir e simular procedimentos cirúrgicos em modelos muito próximos à realidade”, afirmou.
O curso foi organizado pelo Dr. Paulo Barros (SP), com atividades mais práticas. “Nós apresentamos a eles os dispositivos que nós temos para o tratamentos das hérnias. Selecionamos apenas 20 pessoas para que o aluno pudesse estar muito próximo ao professor e conseguir absorver a demanda que ele precisava”, afirmou.
Dr. David Chen (EUA), ensinou a dissecção da região inguinal, ele é uma referência mundial no assunto. Dr. Marcelo Furtado, vice-presidente da SBH, fez um treinamento de anatomia da hérnia inguinal e colocação da tela.
O Dr. Rodrigo Galhego falou sobre a anatomia inguinal e o Dr. Diego Paim explicou sobre as telas para hérnia inguinal e fixadores de telas.
O CBH 2021 segue até o dia 04 de dezembro, com a participação de aproximadamente 400 cirurgiões. Além do mini-curso para novos cirurgiões, o evento conta com os debates do Ultimate Hernia Combat, cirurgias ao vivo, mini conferências e palestras.