

Entre os homens o percentual de cirurgia de emergência é de apenas 5%
As mulheres que são atingidas por hérnias femorais, na região da virilha, apresentam uma porcentagem de 17% em necessidade de cirurgia de emergência. Os homens atingidos por hérnias na mesma região, geralmente inguinais, têm porcentagem de apenas 5% de urgência para operar.
As hérnias femorais representam um risco de complicações, como o estrangulamento e o encarceramento, muito maiores do que as hérnias inguinais, que são as mais comuns – correspondem a 75% do total de hérnias abdominais da população.
Estudos suecos e dinamarqueses mostram que cerca de 36% a 39% das hérnias femorais em mulheres foram operadas com urgência, contra os mesmos 5% entre os homens. Além disso, pacientes com hérnias femorais apresentam maior risco de precisar de ressecção intestinal – 23% dos casos.
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, a cirurgia é a única forma de tratamento e é indicada logo após o diagnóstico. “Nos casos de hérnias femorais é importante realizar o procedimento da forma mais breve possível para evitar as complicações – comuns nestes casos – que tornam as cirurgias mais complexas e causam dor ao paciente. Entre as mulheres a indicação de cirurgia acontece independente dos sintomas, já entre os homens casos assintomáticos são avaliados de forma particular”, afirmou.
Claus explica que neste caso a cirurgia minimamente invasiva tem indicação especial. “Realizada de forma laparoscópica ou robótica, a técnica é capaz de oferecer recuperação pós-operatória mais rápida e com menor desconforto ao paciente”.
HÉRNIA FEMORAL X INGUINAL, ENTENDA A DIFERENÇA –
As duas hérnias da parede abdominal ocorrem na região da virilha. De acordo com o diretor executivo da SBH, Dr. Gustavo Soares, a principal diferença é o ponto de fragilidade que permite a ocorrência da hérnia. “Na hérnia inguinal, uma porção do intestino extravasa no local passagem do testículo para a bolsa escrotal. É mais comum em homens. Já a hérnia femoral acontece pela passagem utilizada pelos grandes vasos sanguíneos, a artéria e a veia femoral. É mais comum em mulheres”.
A hérnia femoral é mais rara e tem maiores índices de complicações, já a hérnia inguinal é uma das mais comuns na população.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE HÉRNIA – Acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro, no Hotel Deville Prime, em Salvador (BA), o CBH 2021.
O evento reúne cerca de 400 cirurgiões nacionais e internacionais no debate para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento pós-operatório das hérnias abdominais,
A Sociedade Brasileira de Hérnia publicou na revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões as orientações para o manejo das hérnias inguino-crurais em adultos.
14 Comentários. Deixe novo
Tenho 57 anos e fui diagnosticada em 2017com uma hernia inguinal no início n incomodava n sentia desconforto começou em 2019 ficar inchado e doer qdo faço esforço físico . Preciso de ajuda e indicação de um médico.
Obrigada
Teresa Cristina
cel: (021) 98065-7451
Prezada Teresa, bom dia
Você pode encontrar um cirurgião associado em nosso guia médico, acesse sbhernia.org.br/seu-cirurgiao
Hernia inginal em crianças do sexo feminino com idade entre 3 a 4 anos
pode causar inchaço e vermelhidão na vacina
Estou com uma hérnia inguinal,tô aguardando cirurgia pelo SUS, mais tenho muita dor localizada na virilha, preciso saber se corre riscos , se esperando essa cirurgia muito obrigada
O risco existe em caso de complicações como o estrangulamento e o encarceramento da hérnia, então em caso de dor intensa, vômito, náusea e obstrução intesitnal, o ideal é procurar uma unidade de pronto atendimento.
Boa tarde, descobri que tenho hérnia. Ainda não sei se é iguinal ou femoral mas estou aguardando o resultado da ultra som. Há prejuízos com a prática se exercícios funcional enquanto aguardo a cirurgia?
Prezada Izabel, essa análise deve ser feita pelo seu médico.
Há possibilidade de cirurgia de hérnia femoral para pessoas acima de 80 anos, com doenças crônicas como hipertensão e diabete ?
Prezado, a cirurgia será avaliada pelo médico responsável durante consulta, após a análise de exames.
Eu descrobi que tinhas três hérnias numa consulta particular a um proctolgista. Me queichei de dores na virilha esquerda e que pensava ser apêndice. O médico me disse que não era apêndice. Tinha um pequeno abaulamento no local. Quando a consulta acabou, sugeri a ele solicitar uma pesquisa sobre isso. Ele, então receitou uma US da parede abdominal. Saí de lá com medicamento para digestão e a indicação da US abdominal. Passei pela US e constatou três hérnias. Hernia inguinal bilateral e uma umbilical já encarcerada. A hérnia que o mostrei do lado direito era maior que a da esquerda. Passei pela cirurgia e já fasem 12 dias, estou em recuperação. Possivelmente já as tinham a mais de 5 anos.
Minha filha de 7anos está com hernia inguinal no lado direito, o médico disse que será necessário fazer retirada do lado esquerdo mesmo que não tenha aparecido na ultra que ela tenha no lado esquerdo.
Isso é o correto?
Prezada Melissa, cada caso é individual, porém geralmente durante a cirurgia os especialistas checam a possibilidade de existir a hérnia bilateral.
Minha mãe tem 74 anos e a dela está parecendo uma câmara de ar quando sai do pneu! O que tem que ser feito?
É necessáiro a avaliação de um médico especialista para a indicação do tratamento adequado.